Entre
as décadas de 1930-1940, “os arquitetos atuavam como proprietários ou
funcionários de grandes firmas construtoras ou de pequenas empresas de projeto
e construção que começavam a se estrutura. A maior parte dos clientes dos
arquitetos modernos eram fazendeiros, industriais, comerciantes e banqueiros
que investiam no mercado imobiliário por iniciativa própria ou através de
incorporadoras”.
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Edifício Coliseu - Largo do Arouche - SP |
Neste
contexto, o Banco Nacional Imobiliário (BNI) ganhou destaque como grande
empreendedor imobiliário durante a década de 1950.
“Suas
obras são voltadas diretamente para as necessidades do mercado de construções
carente na época de habitações a preços acessíveis. O BNI investiu num tipo de
produção imobiliária conhecida como “condomínio a preço de custo”, uma espécie
de cooperativa de construções através de financiamento e parcelamento dos
gastos”.(...) O pioneirismo do BNI lhe garantiu a boa reputação e o nome bem
estabelecido que alavancaram também os seus investimentos imobiliários. Seus
clientes de classe média eram os compradores em potencial dos empreendimentos
imobiliários parcelados e de baixo custo erigidos pela Carteira Predial do
Banco Real.
A
concorrência passou a aumentar e o BNI decidiu investir em arquitetos de renome
no cenário nacional para alavancar e diferenciar seus negócios imobiliários.
Foram obras realizadas a partir deste modelo e espalhadas pela cidade;
-
Edifícos Vila Rica e Normandie (de Franz Heip) localizados na Avenida Nove de
Julho;
- O
conjunto Coliseu, Capitólio e Paládino (provável autoria de Prestes Maia),
localizado no Largo do Arouche;
-
Edifício Rangel Pestana ( projeto de Carlos Lemos) na avenida de mesmo nome;
_ Os
edifícios Três Marias e Nações Unidas(ambos de Aelardo de Souza) na avenida
Paulista.
Também
na região da Avenida Paulista , a Sul América Capitalização S.A – que começou a
investir no setor de imóveis – incorporou a construção dos edifícios Paulicéia
e São Carlos do Pinhal (1956) de Jacques Pilon e Giancarlo Gasperini.
Bibliografia:
Costa, Sabrina Studart Fontenele – relações entre o traçado urbano e os
edifício modernos no Centro de São Paulo (1938 / 1960)
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