Todos os Centros da Paulicéia- Ponciano Levino – 2007
Pequena e chique, com bons restaurantes e grandes hotéis. Eis uma definição que cabe para a Avenida Vieira de Carvalho. Esta antiga viela faz parte do passado de São Paulo. Era conhecida no século XIX como rua do Pocinho, por estar nas imediações da capela de Santa Cruz do Pocinho. No final do século XIX, havia uma festa de rua por toda a extensão da viela. No dia 13 de maio, desde a praça da República até o Largo do Arouche, eram montadas barraquinhas e tenda onde se vendia de tudo e se bebia também de tudo. Era igual às festas que acontecem hoje em determinados quarteirões e bairros.
A alegria não durou muito, um mal-humorado bispo, dom Duarte Leopoldo e Silva, tratou, em 1909, de dar um fim à festança que reunia uma grande multidão.
O nome foi uma homenagem ao doutor Joaquim José Vieira de Carvalho, um professor de direito do Largo de São Francisco e um político muito querido na capital. Depois de remodelada e alargada, a ruela recebeu o nome de Vieira de Carvalho em 1921.
Apesar de seu pequeno tamanho, a Vieira de Carvalho bons hotéis e bons bares e quase nenhum restaurante. Os hotéis Vila Rica e Bourbon. continuam.
Nas noites próximas do fim de semana a comunidade GLS tem feito da rua e de seus bares um point alegre.