domingo, 24 de abril de 2011

Antônio Prado Primeiro Prefeito de Sampa

(1)Jorge, Clóvis de Athayde – Consolação uma reportagem histórica.

(2)Ponciano, Levino – Todos os Centros da Paulicéia

Na antevisão de sobrecargas governamentais, pela ampliação dos quadros legislativos interioranos, criados com a república, e na decorrência de problemas de âmbito econômico-fiscal, o governo do presidente Fernando Prestes de Albuquerque deliberou outorgar autonomia à cidade de São Paulo. E assim, por deliberação da Câmara Municipal, contida na Lei nº 374, de 16 de novembro de 1898, institui-se o cargo de Prefeito do Município, com a responsabilidade de cuidar e gerir o Executivo, segundo aquela diretiva.

Foi então que por votação unânime foi escolhido o Antonio da Silva PradoCafeicultor proprietário da Fazenda Guatapará e de outras, industrial, fundador da Vidraria Santa Marina, em 1892, ex-presidente da Assembleia Provincial, em 1888, o conselheiro Antônio da Silva Prado (25/05/1840 a 23/04/1929). Reelegeu-se quatro vezes até 1910, quando foi substituído pelo barão Raimundo Duprat (11/12/1863 a 17/05/19260 em 15 de janeiro de 1911.

Na sua gestão o prefeito Antônio Prado, desenvolveu intensa obra urbanística no núcleo antigo, nos bairros mais distantes e na cidade nova, ao seu tempo já servida pelo Viaduto do Chá. No levantamento que se fez, quase ao final do seu último mandato; a cidade contava com 23.427 árvores plantadas em ruas e praças públicas, 32 avenidas, 41 alamedas, 903 ruas, 32 travessas, 20 praças ajardinadas e 3 jardins públicos. Em 1910, quase todas as ruas principais estavam iluminadas com energia elétrica e as linhas de bonde se irradiam em todas as direções.

Tomara providências, de modo especial, no tocante ao abastecimento de água, atribuindo tal incumbência ao dr. Theodoro Sampaio que traçou o plano para a captação do ribeirão Cotia e a construção do Reservatório do Araçá. Obras que começaram em 1909 e foram dirigidas pelo engenheiro Heribaldo Siciliano, construtor do atual Mercado Municipal e diretor da Companhia Mecânica e Importadora. Mas, a sua principal realização, particularmente ligada ao bairro da Consolação, seria a construção do Teatro Municipal

Em 21 de novembro de 1898, deu-se a primeira eleição municipal para prefeito de São Paulo, tendo sido eleito o conselheiro Antônio Prado. A população gostou da experiência: o conselheiro foi tão bem-aceito, que se reelegeu para mais três mandatos, ficando no poder até janeiro de 1911.

Antônio Prado foi o administrador que deu “cara” de metrópole à Vila de Piratininga. Dentre outras ações, reorganizou o centro da cidade, ampliando ruas e abrindo outras. Autorizou loteamentos que deram origem a novos bairros e substituiu o gás de carvão que iluminava logradouros pela energia elétrica. Tudo para que a cidade acompanhasse o vertiginoso crescimento provocado pela chegada de milhares de imigrantes vindos de todos os cantos da Europa.

O conselheiro e prefeito por quatro vezes deu nome à atual e central praça Antônio Prado.