sábado, 14 de junho de 2014

Localização do comércio na cidade de São Paulo

A atividade econômica apresenta um estreito relacionamento com o espaço físico que lhe dá suporte, criando o que chamamos de localização. Assim, o processo de mudança econômica é, ao mesmo tempo, causa e efeito dos padrões espaciais existentes Estudos sobre teorias da localização, bem como os modelos propostos para conceituar área de influência, não se enquadram nos objetivos deste estudo, que não tem como foco planejamento de centros comerciais, para os quais estas teorias são fundamentais.
Ladeira Porto Geral esquina 25 de março
Especificamente os conceitos dos itens seguintes estão relacionados aos assuntos pertinentes à localização e à definição de área de comércio.
Vários autores ofereceram definições do conceito sobre área de comércio. Elas vão desde proposições simples, tais como a de Manoel Plottkin13, que se refere à área de comércio como “a área geográfica a partir da qual uma loja atrai seus clientes” e a de Jac Goldstucker14, que a define como “espaço geográfico no qual os custos de contrato entre compradores e vendedores são mínimos, de modo que a satisfação tanto dos consumidores como dos comerciantes deve ser ótima”, até formulações como a de La Londe15, que expandiu esse raciocínio e introduziu os conceitos de probabilidade e movimento no espaço, estudados por William Reilley, Paul D. Converse e David Huff define a área de comércio como:

“[...] uma região delineada geograficamente, contendo consumidores potenciais para os quais existe uma probabilidade maior do que zero de comprar produtos e serviços, vendidos por uma empresa ou um aglomerado de empresas”.

Oito princípios básicos propostos por Richard Nelson (1958) são apresentados a seguir e consistem em:
Potencial da área: Determinar a área comercial, contar as pessoas para estimar a densidade da demanda e o poder de compra.
Acesso: Verificar acessibilidade. Disponibilidade de transportes públicos. Considerar a geração de negócios, suscetíveis de atração à vizinhança.
Potencial de crescimento: Verificar se o local está em área onde a população e a renda estão crescendo, visando aos resultados futuros.
Interceptação de negócios: Averiguar se o ponto está entre o local onde as pessoas moram e o local onde tradicionalmente compram, de forma a vir a interceptar clientes em sua trajetória, ou seja, localizar o negócio no caminho percorrido pelos consumidores.
Atração cumulativa: Aplicar o conceito de que o consumidor prefere comparar diversas lojas antes de efetuar a compra, principalmente para itens em que preço, padrão, qualidade e moda são considerações importantes, ou seja, lojas próximas, que atendem a esses requisitos, podem atrair mais negócios do que as localizadas em separado. 19 NELSON,Richard. “Retailing Location, Principles and Methods”, 1958,
Compatibilidade: Procurar maximizar a incidência da proximidade de negócios compatíveis para aumentar o intercâmbio de clientes. A medida da compatibilidade está ligada a questões do tipo: o negócio “A” ajuda o negócio “B” ao lado? Ele prejudica “B” ou não causa efeito aparente?
Risco mínimo de concorrência: Selecionar locais onde haja mínima interceptação de clientes pela concorrência e considerar a possibilidade de controlar os locais que tenham esse risco.
Aspectos microeconômicos: Analisar o local em termos de custos, produtividade, rentabilidade e crescimento futuro, considerando aspectos técnico-econômicos e comerciais.
De um modo geral, a localização de unidades comerciais está relacionada com a concentração de atividades em um determinado espaço físico, o que resulta em uma área de comércio, com poder de atração de potenciais consumidores.
O fator localização deixa de ser relevante para os tipos de varejistas que operam sem loja, tais como empresas de catálogo, ou para os varejistas virtuais, que comercializam por meio da internet. Esses modelos conseguem alcançar seus consumidores independentemente de sua localização física.


Bibliografia: Oliveira, Ana Maria de Biazzi Dias de - Dinâmica da Rua de Comércio na Cidade de São Paulo. - 2006