domingo, 12 de outubro de 2014

Os cofres municipais cheios para as obras de Prestes Maia

O novo prefeito recebeu uma máquina estatal substancialmente modernizada e de arrecadação multiplicada (...) Com o aumento da arrecadação e o congelamento das despesas com o funcionalismo, a prefeitura contava com saldos substanciais: 20 mil contos de reis em 1938, 30 mil em 1939, 45 mil em 1941, 55 mil em 1942 e 65 mil no ano seguinte. Acrescente-se a isso as dotações orçamentárias do Departamento de Obras, que somaram quase 250mil contos entre 1939 e 1945.
Com centenas de milhares de contos disponibilizados para obras e desapropriações, sem necessidade de emissões ou empréstimos, estava aberto o caminho para a remodelação de São Paulo.
Vista aérea da Pça da República
Com a implantação das grandes vias pela cidade, o prefeito Prestes Maia adotou uma série de medidas que buscava adequar a escala das construções às novas avenidas – uma possível tentativa de conciliar a imagem de uma cidade com ares modernos com o desenvolvimento econômico do período a partir do estímulo à verticalização.
As obras para criação do Perímetro de Irradiação tomaram conta da cidade logo após a posse de Prestes Maia. Em pesquisa aos Anais da Câmara Municipal de São Paulo, foram encontrados diversos dispositivos legais relativos à abertura e alargamento de vias e espaços públicos e à desapropriação de imóveis para execução destas obras.
Observou-se uma concomitância entre as leis que autorizava a execução de obras de melhorias e as que davam instruções sobre as construções ao longo das novas vias. Apresentava-se como uma tentativa de organizar o espaço urbano por meio de uma legislação que impunha regras e estímulos à iniciativa privada.
Um dos principais espaços de transformação da gestão de Prestes Maia foi a avenida Ipiranga. A versão inicial do Perímetro de Irradiação, presente na publicação o de 1930, apresentava a rua Tymbiras como artéria de ligação entre o quadrante leste do anel envoltório e a Praça da República. Ainda no levantamento SARA- Brasil de 1930, verifica-se a presença da rua Ipiranga e sua continuidade com a rua Epitácio Pessoa.

Bibliografia: Costa, Sabrina Studart Fontenele – relações entre o traçado urbano e os edifício modernos no Centro de São Paulo (1938 / 1960)


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