O esquadrinhamento do distrito foi feito seguindo, em primeiro lugar, as ruas longitudinais à antiga bacia palustre: na rua dos Gusmões, 15 cortiços estavam localizados no trecho de maior depressão; na General Osório 11 cortiços estavam no trecho mais baixo da rua; na Duque de Caxias, 2 cortiços encontravam-se no limite da bacia palustre, a oeste, na rua Vitória, 4 cortiços situavam-se no trecho de 1/3 da extensão da rua que ficava na bacia: palustre; na rua Timbiras, 3 cortiços situavam-se fora da bacia.
Nas ruas transversais à antiga bacia, a distribuição dos cortiços seguia a mesma orientação. Ou seja , nas ruas mais úmidas, por estarem dentro da bacia localizava-se o maior número de cortiços. Este é o caso da rua Santa Ifigênia, com 16 cortiços e mais da metade de sua extensão dentro da bacia. As outras ruas transversais contam com um número menor de cortiços, pois possuem menor extensão na bacia: Andrada, e; Triunfo, 2; Bom Retiro, 4; Protestantes, 1; Guaianases, 2 (esta situa-se já fora da bacia e em terreno mais elevado); Conselheiro Nébias, 1 (também fora da bacia)
A zona examinada pela Comissão é maior do que a área ocupada pela primitiva lagoa aterrada. Do total dos 65 cortiços, estalagens, hotéis ou casas de dormidas contabilizados, há 43 situados na área da depressão, portanto, mais de 2/3 dos cortiços examinados.Esses 43 contêm 281 cubículos ou casinhas com uma população de 965 indivíduos. Uma quarta desta população foi considerada, segundo indicação dos moradores, como lotação em excesso. Assim, pelo que Relatório, a Comissão assumiu que o excedente de moradores totalizava 231 indivíduos, número indicado pelos próprios moradores.
A Comissão concluiu que esse número de indivíduos em excesso possivelmente estava subestimado, pois seria bem maior caso fosse contabilizado à noite e por uma “polícia noturna” que perceberia a população que vem somente à noite ocupar os cômodos.
No Relatório novamente, há outra referência às casinhas de Carlos Girardi, o maior proprietário de habitações alugadas para operários. Todas as casinhas eram densamente povoadas e situadas nos pontos mais baixos e próximos da antiga bacia palustre.
Bibliografia:
Os Cortiços de Santa Ifigênia (1893)
Nenhum comentário:
Postar um comentário