A atividade
artística era crescente na cidade desde os anos 20 e a ausência de espaços
específicos ocasionava uma grande improvisação de locais destinados à exposição
dos grandes artistas. Novos espaços de exposição surgem, outros são
improvisados em hotéis, livrarias, casas comerciais e até cinemas junto à área
do triângulo central da cidade.
No final dos
anos 40, com a criação dos Museus de Arte, o MASP foi inaugurado em 1947, à
cidade assumiu sua veia artística e incorporou grandes obras de arte e seus
novos edifícios.
A presença de
escultores e pintores convidados a compor os novos projetos era marcante. A síntese
das artes estava presente na produção hoteleira paulistana.
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Hilton Hotel Av: Ipiranga - SP |
A
arquitetura, como arte-mãe agregava as demais formas artísticas do período.
Destacavam-se neste aspecto os hotéis Comodoro e Jaraguá, ambos com importantes
painéis de Potinari e Di Cavalcante, respectivamente.
Fato
relevante foi o crescimento da indústria de móveis e equipamentos específicos.
A fabricação de móveis deixava a escala artesanal ou a importação e ganhava a
escala industrial nacional. À medida que os novos edifícios pontuavam no
cenário paulistano, a indústria de móveis e decoração ganhava espaço na mídia e
era valorizada pela sociedade. Era a valorização das artes decorativas, um
importante fator que ocorreu no início do século na Europa e que neste período
ganhou raízes na indústria paulistana.
Os hotéis estavam
ligados ao processo de crescimento econômico e à expansão urbana da cidade e
instalavam-se junto aos principais espaços e intervenções que ocorreram em
meados do século XX.
Nesta fase, a
maioria dos hotéis estava concentrada em duas áreas da cidade.
A primeira
área, localizada no eixo Luz-República, era muito valorizada na cidade,
sobretudo após a remodelação da Avenida Ipiranga tornando-se um grande boulevard. A segunda área, recém-inaugurada
era a região da Praça da Bandeira – Av Nove de Julho, uma das mais importante
ligações Norte-Sul da cidade.
Havia uma
crescente exploração do lote urbano e da sua relação com as principais vias de
acesso que surgiam na metrópole. O principal exemplo desta relação era o caso
dos projetos de esquina. O lote urbano teve grande influência na configuração
dos edifícios. De maneira audaciosa, muitos deles refletiram no partido
arquitetônico adotado por suas edificações. Os hotéis São Paulo, Terminus,
Inca, Brasilar, Esplendor, Othon, Jaraguá e Hilton ilustram esta relação do
edifício com a cidade.
Bibliografia:
Monteiro – Ana Carla de Castro Alves – Os hotéis da Metrópole- O contexto
histórico e urbano da cidade de São Paulo através da produção arquitetônica
hoteleira (1940 – 1960)
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