A fachada do
edifício do Hotel Excelsior enfatiza a volumetria adotada. O bloco inferior é
marcado pelo uso de grandes pilares e de uma marquise que convidavam o público
a entrar e usufruir tanto do cinema, como o hotel. No bloco horizontal foram
utilizados grandes painéis envidraçados, pequenas sacadas e muitos elementos
vazados. Estes elementos evidenciavam que as áreas comuns do hotel deveriam ter
uma relação mais próxima com a cidade, emoldurando a linda vista da cidade e da
Praça da República.
No bloco
superior, predominantemente vertical, o ritmo contínuo das janelas se refere
aos apartamentos do hotel.
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Hotel Excelsior - Av Ipiranga - SP |
O cinema foi
o principal atrativo urbano deste projeto. Unir dois programas distintos era o
desafio que norteava os arquitetos nos anos 40 e 50.
O Hotel
Excelsior já passou por algumas pequenas reformas. A última em 2005, não
desfigurou o conjunto arquitetônico e fez pequenas adequações ao uso atual do
hotel. Foram adaptados dois apartamentos para deficientes físicos e as antigas
copas deram lugar a suítes para uso dos motoristas das excursões que frequentam
o hotel. Os apartamentos, segundo sua administração, mantêm vários elementos de
época: as luminárias, os mármores dos banheiros; e os moveis que somente receberam
um tratamento de patina e mantêm a linguagem da época.
Infelizmente,
o Cine Ipiranga não apresenta o mesmo grau de conservação do hotel. As
instalações beiram o abandono e não se verifica nenhuma intenção de preservação
deste importante patrimônio.
As colunas de
mármore receberam uma grossa camada de tinta e os móveis do lobby e da plateia
estão em péssimo estado. Hoje há duas salas de projeção: uma para 1.200 lugares
e outra para 300 lugares. A intenção dos administradores do hotel é transformar
o cinema em Centro de Convenções. Porém, o locatário do cinema não compartilha
da mesma opinião.
O arquiteto
idealizador do Hotel Excelsior foi Rino Levi. Filho de imigrantes italianos,
nasceu em 1901, em São Paulo.
Formou-se
arquiteto na Itália e regressou ao Brasil em 1926 tendo marcado decisivamente a
arquitetura paulistana pelo teor técnico de suas construções. Seus edifícios
foram notados pelos detalhes construtivos, pelos esquemas funcionais e gráficos
de circulação.
O projeto do
Hotel Excelsior e do Cine Ipiranga é marcante pelo arrojo no uso correto, de
materiais modernos e de técnicas construtivas, sobretudo na acústica do cinema.
Bibliografia:
Monteiro – Ana Carla de Castro Alves – Os hotéis da Metrópole- O contexto
histórico e urbano da cidade de São Paulo através da produção arquitetônica
hoteleira (1940 – 1960)
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