quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Obras de Grande importância na renovação do centro de São Paulo

Av: São João 1927

Em São Paulo, as obras para execução do Plano de Avenidas não foram as primeiras de impacto na paisagem paulistana. Já na gestão do prefeito João Teodoro (1872-1875) uma série de melhorias foi realizada fora do núcleo original de maneira a potencializar sua ocupação. Entre elas, destacam-se a reforma do Jardim da Luz, a abertura das ruas João Teodoro (nos terrenos de Recolhimento da Luz) e Sete de Abril e os melhoramentos da rua do Gasômetro. Importante ainda citar as reformas de Antônio Prado (1889-1911) que transformaram o perfil da cidade – entre elas, a abertura da Avenida Tiradentes, a remodelação do Jardim da Luz, e as melhorias na região da Praça da república (que marcariam a intenção de aproximar o Centro Novo de Centro Velho) - e as do Barão de Duprat (1911-1914) o início do alargamento da Avenida São João.
Em 1911, durante a administração do Barão de Duprat, foram realizadas as obras propostas pelo francês Bouvard no Vale do Anhangabaú. A criação de um espaço público qualificado numa área até então desvalorizada demonstrava o início do deslocamento de uma polaridade na região central.
O Plano de Avenidas de Prestes Maia apresentava uma proposta para a circulação viária e para a construção de um novo cenário urbano. Neste momento, passava-se às mãos da iniciativa privada o incentivo à construção de espaços diferenciados por meio de uma legislação – modificada na época pelo prefeito – que incentivava a ocupação dos lotes por edifícios que marcassem a paisagem, seja pelo conjunto arquitetônico que se formaria ao longo das avenidas, seja pela ocupação dos lotes nos pontos focais do circuito ou pela implantação em grandes espaços abertos. São exemplos deste processo, os Edifícios Itália, Copan, Barão de Iguape e a sede do Jornal Estado de São Paulo. Estes grandes edifícios deveriam marcar a paisagem como elementos de dimensão urbana de grande relevância na estrutura metropolitana assumindo um caráter metropolitano.
O aumento do número médio de pavimentos das edificações, especialmente na região central da cidade, está diretamente associado à busca de aumentar o potencial construtivo dos terrenos e aos avanços das técnicas construtivas.
As evoluções técnicas possibilitadas pelos engenheiros europeus no séculoXIX – entre elas, a utilização de maneira mais intensa do ferro e do cimento como materiais de construção – foram fundamentais para o barateamento e a rapidez de execução de novos edifícios.

Bibliografia: Traçado e Edifícios no Centro de São Paulo. Autora Sabrina Studart Fontenele Costa

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