quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Os cheios e os e vazios na fachada do Hotel Inca

Este hotel fica na Av São João esquina com a rua Timbiras em São Paulo. O engenheiro arquiteto Tadeu Giuzio o construiu no ano de inauguração 1943.

O Hotel Inca foi um edifício que explorou  a solução volumétrica de maneira arrojada para a sua época com linhas retas e contraposição de elementos cheios e vazios, onde pequenos terraços rompem a robustez da fachada sólida. O lote foi totalmente aproveitado. A implantação em esquina explorada pelas duas faixas verticais que marcam a esquina e interrompem a horizontalidade da marcação dos andares.
No térreo há três lojas que evidenciam o uso misto do edifício. Os apartamentos são simples, com banheiros individuais e alguns apartamentos, têm varandas.
As pequenas varandas livres de ornamentos e sem tratamento especial, foram importantes na composição das fachadas do edifício. O uso de esquadrias arredondadas mostrou o avanço da indústria nacional no projeto.
O Hotel Inca encontra-se em decadência e abandono. O hotel abriga principalmente pessoas que vem fazer compras na região da rua Santa Efigênia.
Os quartos são simples, com móveis de época e alguns dormitórios possuem pequenas varandas. Os banheiros também originais são simples e em alguns quartos carecem de pequenas reformas.
No térreo há lojas, em geral, de eletroeletrônicos. O hotel possui 8 andares e 55 apartamentos


Bibliografia: Monteiro – Ana Carla de Castro Alves – Os hotéis da Metrópole- O contexto histórico e urbano da cidade de São Paulo através da produção arquitetônica hoteleira (1940 – 1960)

Nenhum comentário:

Postar um comentário