quinta-feira, 3 de junho de 2010

“Centro Novo”, do velho centro de São Paulo.

O Distrito República, segundo critérios da prefeitura: inicia no Largo do Arouche com Avenida Duque de Caxias segue por esta até encontrar a Praça e da estação Julio Prestes da CPTM, segue pela rua Mauá, passa pela Estação da Luz e entra na Avenida Prestes Maia até a Praça das Bandeiras, sobe pela rua Quirino de Andrade ao Lado da Ladeira da Memória até encontra a rua da Consoloção por esta até encontrar a Praça Roosevelt e desce pela a avenida Amaral Gurgel até o Largo do Arouche e deste até encontar a Av: Duque de Caxias onde teve início.

Na segunda metade do séulo XIX o Centro Velho, que hoje é o distrito da Sé , ainda era o melhor lugar para que a jovem eleite que começava a se transmudar do rural para o urbano viesse morar. Em poucos anos o aumento populacional exigiu que a cidade se espandisse. A escolha da câmara para estes novos tempos da cidade apontaram para onde fica o Rio Anhangabaú , rapidamente canalizado e transformado em "bulevard" do Vale do Anhangabaú.
 Durante a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX a região do atual distrito República foi rapidamente urbanizada e densamente povoada e nas década de 40 e 50 estava consolidado o "Centro Novo" . O marco definitivo que propiciou esta mudança aconteceu com a abertura da rua Formosa as margens do rio Anhangabaú na Chácara do Chá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário